7.º Ano


EXPLORAÇÃO DO TEXTO DRAMÁTICO
Leandro, rei de Helíria – Alice Vieira

           ESTRUTURA EXTERNA DA PEÇA:

      Obra constituída por dois atos, tendo o primeiro 11 cenas e o segundo 12 cenas, traduzindo um equilíbrio e um final diferente, em verso (cena XI – Final).
            ATO = mudança de cenários/espaços;
           
            CENA = entrada e saída de personagens em cena/ palco.





PERSONAGENS
CARGO/PAPEL
CARACTERIZAÇÃO (DIRETA/INDIRETA; AUTO E HETEROCARACTERIZAÇÃO)
LEANDRO
Rei do reino de Helíria
  • Homem prepotente – rei absoluto;
  • Sente-se demasiado velho para reinar;
  • Preocupado;
  • Ama muito as suas filhas, que são o seu maior tesouro, mostrando predileção pela mais nova, Violeta;
  • Ingénuo, pois não distingue a verdade da mentira nem os interesses dos pretendentes das filhas mais velhas;
  • Permite familiaridades do Bobo;
  • Atormentado por um sonho que interpreta como “mensagem dos deuses”;
  • Não valoriza o Bobo, embora este seja um grande amigo/apoio;
  • Impulsivo – questiona as filhas e julga as suas respostas;
  • Cruel e incompreensivo para com Violeta, por esta o desapontar com a sua medida de amor;
  • Louco, devido à expulsão realizada pelas filhas mais velhas;
  • Sofredor;
  • Reconhece o seu grande erro e perdoa Violeta, passando a compreender as palavras dela.

BOBO
Bobo = animador da Corte;

Companheiro leal do rei.
  • Personagem de farsa para divertir o rei e toda a corte, fazendo momices e dando humor à ação;
  • Elemento do povo;
  • Conhecedor da vida;
  • Revoltado;
  • Comentador e crítico, dando a conhecer melhor ao público as pessoas que rodeiam o rei;
  • Inteligente;
  • Ponderado;
  • Reconhece bem o caráter das princesas;
  • Companheiro leal do rei – nunca o abandona, apesar da sua desgraça e, anos mais tarde, é ele quem guia Leandro até Violeta;
  • Relação forte e próxima do público, através de monólogos e apartes;
  • Carinhoso para com o rei.

AMARÍLIS
Princesa;

Filha mais velha do rei;

Noiva do príncipe Felizardo
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome de flor e com a opinião do povo;
  • Bela;
  • Trocista;
  • Enganadora, artificiosa, falsa;
  • Traiçoeira;
  • Ingrata e oportunista;
  • Interesseira: apenas lhe interessam os bens materiais;
  • Ignorante – desconhece a classe do povo;
  • Despreocupada com a superficialidade do noivo;
  • Não sente remorsos por ter expulsado do reino o pai.

HORTÊNSIA
Princesa;

Filha do meio, do rei;

Noiva do príncipe Simplício
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome de flor e com a opinião do povo;
  • Altiva;
  • Vaidosa;
  • Caprichosa;
  • Inconstante;
  • Falsa;
  • Interesseira;
  • Competitiva com a irmã mais velha;
  • Não se incomoda com a falta de personalidade do seu noivo
  • Não sente remorsos por ter expulsado do reino o pai.

AIAS
Acompanhantes das princesas
  • Contribuem para a caracterização das princesas, reforçando-a;
  • Funcionam como um coro;
  • Defensoras das ideias das suas princesas.

VIOLETA
Princesa;

Filha mais nova e a preferida do rei;

Noiva do príncipe Reginaldo
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome de flor e com a opinião do povo;
  • Simples;
  • Bondosa;
  • Amorosa;
  • Carinhosa;
  • Virtuosa;
  • Preocupada;
  • Humilde, modesta, simples;
  • Sedutora;
  • Ama verdadeiramente o pai;
  • Ama verdadeiramente e sem qualquer interesse Reginaldo;
  • Não guarda rancor pelo pai;
  • Perdoa o pai, apesar de ter sido incompreendida e expulsa do reino.
ARAUTO
Mensageiro/ anunciante do reino
  • Contribui para a caracterização do rei e da Corte, reforçando-a.
  • Anunciador da chegada dos príncipes.

CONSELHEIRO
Conselheiro
  • “Braço direito” do rei cujo principal objetivo era aconselhá-lo em decisões mais complexas;
  • Contribui para a caracterização do rei, reforçando-a.

FELIZARDO
Príncipe;

Noivo/ pretendente de Amarílis
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome: “feliz”;
  • Novo-rico;
  • Muito materialista;
  • Vaidoso;
  • Convencido e arrogante
  • Altivo;
  • Grosseiro de modos, de sentimentos e de linguagem pouco educada;
  • Gabarola; fanfarrão; fala muito alto;
  • Ignorante;
  • Interesseiro;
  • Julga-se importante;
  • Ridículo;
  • Apoia incondicionalmente a sua noiva/ esposa.

SIMPLÍCIO
Príncipe;

Noivo/ pretendente de Hortênsia
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome: “simples”;
  • Limitado;
  • O seu discurso é pobre e reduz-se a um estribilho: “Tiraste-me as palavras da boca”, o que traduz o seu pensamento;
  • Incapaz de se expressar/exprimir;
  • Idiota, parvo;
  • Fraca personalidade;
  • Vive na “sombra” de Felizardo;
  • Apoia incondicionalmente Felizardo e a sua noiva/ esposa.

REGINALDO
Príncipe;

Noivo/ pretendente de Violeta
  • As suas características estão de acordo com a simbologia do seu nome: regis (lat.) – “rei”.
  • Afável; amoroso;
  • Bondoso; generoso;
  • Carinhoso, terno;
  • Responsável;
  • Positivista;
  • Não dá importância aos sonhos;
  • Compreensivo;
  • Atento;
  • Apaixonado por Violeta, sente-se feliz por ser correspondido por um amor igual e desinteressado;
  • Respeitador do sogro;
  • Corajoso – enfrenta o rei e leva consigo Violeta.

CRIADAS
Serventes da Corte
  • Elementos representativos do povo;
  • Funcionam como um coro;
  • Desempenham várias tarefas domésticas, incluindo as de lavadeiras; arrumadoras; moleiras, padeiras; cozinheiras…
  • Mal pagas por todo o serviço que executam;
  • Sonhadoras com uma vida melhorada.

CRIADOS
Serventes da Corte
  • Elementos representativos do povo;
  • Funcionam como um coro;
  • Desempenham várias tarefas, incluindo as de caçadores; talhantes; agricultores; cozinheiros; mensageiros;…
  • Mal pagos por todo o serviço que executam;
  • Sonhadores com uma vida melhorada.

ESCRIVÃO
Responsável pelo registo das decisões mais importantes tomadas pelo rei
  • Regista as decisões tomadas pelo rei Leandro: expulsão de Violeta do reino; ausência de flores do tipo violeta, do reino; atribuição de metade do reino a cada filha mais velha (Amarílis ficará com o Norte e Hortênsia com o Sul).
PASTOR
Pastor – responsável pelo gado, nos montes
  • Nome: Godofredo Segismundo – nome pomposo medieval – cómico de contraste entre a sua condição social e o nome atribuído;
  • Grande admirador da sua esposa Briolanja (outro nome pomposo medieval, para contrastar a situação social);
  • Bondoso;
  • Alegre;
  • Prestável;
  • Amigo;
  • Perspicaz;
  • Detentor de sabedoria popular;
  • Feliz e humilde;
  • Adjuvante (ajuda Leandro e Violeta a se reunirem, novamente, permitindo um final feliz).

CRIADOS

  • Elementos representativos do povo;
  • Desempenham várias tarefas, sobretudo as de servidores/ criados, num vaivém de pratos servidos;…


Legenda:
            Azul = personagens principais.
            Preto = personagens secundárias.


ATOS
CENAS
Decurso da Ação
1.º ATO
11 Cenas
          “A Queda de um Rei”
          Era uma vez um rei, chamado Leandro, que governava um reino apelidado de Helíria. Esse rei tinha três filhas.
          Tudo está bem até ao dia em que aquele tem um sonho muito estranho, que o leva a acreditar que está na altura de abandonar o trono. Uma vez que não tem filho varão, Leandro decide entregar o reino à filha que mais o amar. Para tal, cada uma delas deverá exprimir, por palavras, os seus sentimentos, medindo, assim, o seu amor pelo pai.
          As princesas Amarílis (a mais velha) e Hortênsia (a do meio) elaboram um belo discurso em que comparam o amor a seu pai ao Sol, ao ar e a todos os elementos vitais.
          Violeta, a filha mais nova (a benjamim), não encontra palavras adequadas e compara o seu amor ao facto de tanto querer ao pai “como a comida quer ao sal”.
          O rei não entende esta “medida de amor” e, extremamente zangado, furioso, expulsa a filha, para sempre, e entrega metade do reino a cada uma das suas outras filhas.

2.º ATO
12 Cenas
          “A retoma da felicidade”
          Mais tarde, Amarílis e Hortênsia acabam por expulsar o pai do reino, fazendo com que este caminhe anos, com o seu bobo fiel, por terras desconhecidas, tornando-se ambos mendigos.
          Já velho, cansado e cego, Leandro encontra, sem o saber, com as indicações de um pastor e o apoio fundamental do seu bobo, o reino da sua filha mais nova, Violeta. Para o rececionar, esta serve-lhe um banquete de comida sem sal.
          Finalmente, Leandro compreende, então, a falta de um bem tão essencial e pede perdão a Violeta por não ter compreendido que ela era, de facto, a única filha honesta e que realmente o amava.




ESPAÇO(S)
ATOS
CENAS
Reino de Helíria (geral)

Palácio real (particulares):
- jardim;
- cozinha e sala de banquetes (mesas)

1.º ATO
11 cenas

Cenas I a V
Cenas VI a XI.
Vários espaços alternados:
 

- estrada;
- gruta;
- próximo do reino de Reginaldo e de Violeta;
- reino de Reginaldo e de Violeta;
- portas do reino

Palácio real (particulares):
- sala de banquetes.

2.º ATO
12 cenas

Cena I
Cenas II a IV e VI
Cenas VIII a X

Cenas V, XI e XII.

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